Ribeiro Comunica

Notícias Ribeiro Comunica

Para cada 1 bilhão de dólares gasto em um projeto, 135 milhões ficam em risco. Dentro desse capital vulnerável, 75 milhões (56%) ficam em perigo exclusicamente à comunicação ineficiente. É o que revela uma pesquisa divulgada pelo Project Management Institute (PMI).

Para o estudo, realizado em março deste ano, foram ouvidos 742 gestores de projetos, 148 patrocinadores executivos e 203 empresários. Todos os entrevistados estiveram envolvidos em grandes projetos (com orçamento total de 250 mil dólares ou mais) nos últimos três anos em organizações com pelo menos mil funcionários.   

"Muitas pessoas associam a comunicação a aspectos técnicos, acham que é um processo secundário. Mas ela é na verdade um facilitador, um convencimento da evidência do benefício do negócio e não pode ser tratada de forma amadora", avalia Ricardo Vargas, ex-integrante do conselho diretivo do PMI.

"Antes de comunicar, é preciso saber claramente quais são os objetivos e quais são os interessados naquilo. Muita gente vai a uma reunião, por exemplo, sem nem mesmo saber para que ela servirá. Além disso, frequentemente, é transmitida uma informação que um grupo entende, mas o outro não. Cada um se identifica melhor com uma determinada linguagem ou plataforma", analisa Ricardo.

A comunicação eficiente pode interferir até mesmo na performance individual dos funcionários. Segundo a pesquisa, comunicadores altamente eficiente tem cinco vezes mais probabilidade de terem altas performance do que comunicadores minimamente eficientes - uma diferença de 38% de probabilidade para 7%.

 

Como resolver

1. Acabar com a lacuna de comunicação: comunique melhor as estratégias e objetivos do negócio a todos os que são responsáveis pela sua implementação, independente da hierarquia.

2. Elaborar a comunicação sob medida para diferentes grupos de interesse

3.  Reconhecer o valor da gestão de projetos, inclusive dos de comunicação

4. Usar práticas de comunicação de projetos padronizadas e usá-las corretamente

 

Fonte: http://exame.abril.com.br/gestao/noticias/comunicacao-ineficaz-poe-em-risco-7-5-do-capital-de-projeto?page=1

 

Acompanhe as novidades pelo instagram

RUA FERNÃO DIAS PAES LEME, 94, JARDIM PAULISTA, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SP | CONTATO@RIBEIROCOMUNICA | (17) 3223.2867