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Não importa o tamanho da sua empresa. Pequena, média ou grande, os desafios de comunicação são os mesmos: nem sempre é possível estar ao lado de todos os colaboradores conversando, trocando ideias e motivando as equipes. E a medida que a empresa cresce, fica cada vez mais difícil estabelecer uma comunicação eficiente com todos os funcionários.
 
Por isso é tão importante eleger qual a melhor ferramenta para ser usada internamente na hora de comunicar a equipe sobre o que está acontencendo, dentro e fora da empresa. Pode ser um informativo eletrônico, intranet, mural ou o jornal impresso, que segundo a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), ainda é o preferido pelos funcionários. 
 

 

"O ideal é entender como é a rotina da equipe para encontrar as melhores soluções", explica a jornalista, Elis Martins, integrante do time da Ribeiro Comunica. À frente da comunicação interna de empresas de diversos setores, Elis garante: não basta apostar tudo no mural ou no jornalzinho. "É preciso ter estratégia para que as informações não sejam replicadas de forma errada nas conversas de corredores". Elis lembra ainda que a escolha do melhor meio para a comunicação interna vai depender da estrutura disponível. Por exemplo: o gestor não pode eleger um informativo eletrônico como principal veículo de comunicação se metade dos colaboradores não têm e-mail.

"Ainda tem gestor que considera a comunicação interna um gasto desnecessário. Mas comunicação bem planejada e bem executada é um investimento que gera retorno", confirma a jornalista. Além disso, colaboradores bem informados são importantes representantes da marca. E quanto mais inteirados sobre os assuntos da empresa onde trabalham, mais fácil será motivar esse time para entregar novos resultados. "Isso demonstra a transparência em todas as decisões do negócio. Como esperar que os clientes entendam e comprem a ideia de um produto ou serviço, se o seu fucionário não sabe o que está fazendo, o que está vendendo?", pergunta Elis.

 

10 benefícios da comunicação interna

  1. Aumenta a credibilidade e a transparência
  2. Evita boatos e conflitos internos
  3. Dissemina a informação rápida e precisa
  4. Promove a integração das equipes
  5. Faz o colaborador se setir parte integrante do negócio
  6. Alinha e motiva o time no desempenho de suas tarefas
  7. Gera troca de conhecimento e ideias
  8. Reduz os efeitos negativos de uma crise
  9. Potencializa os resultados financeiros
  10. Amplia as relações e cria um clima de cooperação e interatividade

 

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